Nada a dizer

Posted on 24 novembro 2008

2


Há dias em que não se tem nada a dizer. Já diz o ditado que se não tem o que falar, que fique calado. Tenho ficado, então, quieto no últimos dias. 

Fiquei pensando cá comigo o que é isso de “não ter o que dizer”. Que estado de espírito é esse que te faz continuar a vida normalmente, mas sem nada a dizer. Seria um mau humor? Seria preguiça? Seria cansaço? Seria insatisfação? Seria um pouco de tudo?

Mau humor bem pouco. Preguiça não. Cansaço sim. Insatisfação sempre. 

Mas algo me leva a crer que não se trata só disso. Por trás do silêncio há outras coisas, poucas e muitas. Diz outro ditado que o silêncio engendra. De fato engendrando estou, e muito. Tenho, porém, minhas dúvidas se é isso.

Diz Aristóteles, na Ars poetica, que só há história quando há ação. Refletindo sobre isso, cogitei que talvez uma ausência de ação estivesse causando a falta do que dizer. Sem acontecimentos, não há versões. Sem versões, não há histórias. Sem histórias, não há narrativas. Pensei no meu quotidiano e tentei ver até que ponto isso estaria certo. Com um pouco de análise, cheguei à conclusão de que, infelizmente, entrei na dinâmica métro-boulot-dodo. Tenho o meu horário quase todo cheio durante a semana, com os mesmos compromissos nos mesmos dias, sem quase nenhum tempo para mim. No fim de semana, quando tenho tempo para o ócio, não sei direito como aproveitá-lo por ter o estranhamento de possuir tempo livre. Passo a semana reclamando que não tenho tempo para mim e no fim de semana demoro a me acostumar com não ter que trabalhar, perdendo o pouco tempo que tenho em amenidades. Em resumo, entrei na dinâmica deste mundinho que nos cerca. 

Por sorte, considero que ainda tenho minhas faculdades mentais funcionando e me dei conta disso logo (não precisei de anos). Automaticamente, me dei conta também de que é hora de mudanças. O que antes era uma vontade, agora é uma necessidade. Em prol da minha saúde mental. 

Assim sendo, só tenho a dizer que não tenho nada a dizer, mas isso já é algo…

 

 

 

Posted in: Uncategorized