Homo africanus

Posted on 2 abril 2009

0


O meu interesse pela África vem crescendo pouco a pouco. Tudo começou em Buenos Aires, em 2006, quando descobri o escritor sueco Henning Mankell. Ele, além de sempre incluir alguma parte da África em todos os seus livros, ainda divide parte de seu tempo entre Estocolmo, a ilha de Gotland e Maputo, capital de Moçambique, onde dirige um teatro chamado Teatro Avenida.

O segundo fator que desencadeou o meu crescente interesse na África foi o blog Pé na África, do jornalista da Folha de São Paulo Fábio Zanini. Foi o Rodrigo “Vodka Voborógda” Werneck quem me passou o link, em junho do ano passado, e desde então não deixo de ler.

De lá para cá venho lendo coisas esparsas na net ou em livros sobre o continente africano. História, política, estudo os mapas, relatos pessoais. A África tem cada vez mais entrado no meu horizonte, a ponto de eu ter cogitado, no final do ano passado, ir para o Moçambique fazer um mestrado. Não fui porque não achei ninguém lá que estudasse o autor moçambicano Mia Couto. 

Todo dia, hora ou outra, acabo lendo algo sobre a África e tentando tirar o atraso de desinformação que tinha e ainda tenho sobre o continente. Ao mesmo tempo, ideias de morar lá vão amadurecendo na minha cabeçola, coisa para a qual, confesso, ainda não estou pronto. Podemos achar que o Brasil é um país de merda, que a violência e a pobreza estão por todos os lados, mas se o comparmos com quase qualquer país da África (tirando, quem sabe, partes da África do Sul e partes da Ruanda), senão qualquer um, nosso bom e velho reino tupiniquim está muito bem, obrigado. E não estou falando de clichês.

De qualquer forma, ideias vão sendo amadurecidas na minha cabeça e eu vou lendo e lendo mais coisas sobre o continente. Para aqueles que se interessam pela África, aconselho estes dois blogs:

Pé na África (do jornalista Fábio Zanini): http://penaafrica.folha.blog.uol.com.br/

Candongueiro (do jornalista João Fellet): http://candongueiro.wordpress.com/

Os dois links também estão nos meus favoritos, na seção Viagens.

 

 

 

Posted in: Texto