O Wally dentro de cada um

Posted on 22 junho 2009

7


Para lá do fato básico de que todo mundo é diferente de todo mundo, há uma linha-mestra comum que guia a vida das pessoas. A cada conversa que tenho isso fica mais claro: sim, ela existe; e não, ela não me serve!

Levei tempos para começar a aceitar que o meu caminho era diferente. Não é que eu queira ser diferente (seria muito melhor, aliás, se o meu caminho fosse o mesmo) ou que me ache melhor ou pior que os outros. O fato é, tão-somente, que o meu trilhar é outro.

Muito disso pode ser visto em algumas escolhas da vida, pequenas ou não. Enquanto muitos preferem ir comer em um restaurante melhor, eu prefiro ir no Pé Sujo da esquina e comer um bom PF com arroz, feijão, macarrão e bife. Enquanto alguns deixam de falar com pessoas mais simples porque elas parecem não ter muito o que dizer, eu as ouço porque as vejo sorrindo (alguma sabedoria elas hão de ter em viver na simplicidade). Enquanto muitos sonham em ir para a Europa, eu gostaria de morar na África. Enquanto o sonho de todos é ter um bom emprego em uma empresa estável ou ser concursado, eu quero poder trabalhar para mim mesmo em casa quatro horas por dia de pijama (e se pudesse, juro que não trabalhava).

Essa linha-mestra comum engendra por si só uma atitude de vida, que acaba balizando as escolhas. Por não me servir, acabo tendo uma atitude diferente, que, por conseguinte, gera escolhas diferentes e faz com que eu baseie minha vida em outros preceitos. Se são bons ou ruins, pouco importa. Importa é que deles não posso escapar.

Assim sendo, vou notando aos poucos que os meus paradigmas e as minhas referências não se enquadram ao mainstream e que, algumas vezes, tampouco têm muito espaço. Mas isso não há de ser nada, diria qualquer sábio da montanha, o importante é saber para onde se vai. E de uns tempos para cá o meu “onde” tem ficado cada vez mais claro…

Apesar de todos procurarem o Wally, ele sabe onde está e para onde vai...

Apesar de todos procurarem o Wally, ele sabe onde está e para onde vai...

Marcado:
Posted in: Texto