Poliglota | Alexander Arguelles

Posted on 2 dezembro 2009

1


Eu sempre gostei de idiomas e estudei um ou outro de preferência. Esses dias encasquetei que queria aprender sueco. Um pouco pelo escritor Henning Mankell, que admiro, um pouco pelos filmes do Bergman, um pouco pelo interesse pela cultura. Em resumo, um pouco de tudo.

Nos meus tempos de faculdade eu tinha sincera admiração pelos poliglotas de verdade, aqueles que podiam dominar perfeitamente quatro ou cinco idiomas. Ficava fascinado com a facilidade com que passavam de um idioma para outro. Tentei, inclusive, ser um, mas com fracasso. Não precisei estudar muito para descobrir que a “facilidade” que posso eventualmente ter de aprender uma ou outra coisinha não resolvia meus problemas de fonética, sotaque e, mais que tudo, preguiça.

Fato é que pus na cabeça que queria aprender sueco e corri atrás de umas coisas. Consultei isso, consultei aquilo e consegui um livro/gramática/guia de conversação. Aos poucos comecei, mas acabei deixando de lado. Retomei os estudos esses dias. Avanço a passos de tartaruga.

Fuçando no YouTube alguma aula gravada para aprender a fonética, encontrei esse sujeito doido: Alexander Arguelles. Um linguista poliglota que sabe mais de 50 idiomas. Fiquei em dúvida se sabia mesmo ou se só enrolava. Afinal de contas, para ter os vocábulos de 50 idiomas na cabeça tem que ter muita memória.

Até que encontrei esse vídeo:

Confesso que ainda tenho minhas pulgas atrás da orelha para saber se o cara sabe tudo isso mesmo, mas não posso negar que o menino é sistemático e dedicado!

Bons Ares&Condutor conduz: http://www.youtube.com/watch?v=Oudgdh6tl00

Posted in: Idiomas, Vídeo